top of page
Img_Monitoramento_mulheres.jpg

Representatividade de mulheres na macro reforma político-eleitoral de 2021

Publicado em 14 de Julho de 2021

Este estudo acompanha a pauta de representatividade de mulheres na reforma político-eleitoral de 2021, que no momento acontece em dois fóruns simultâneos: um Grupo

de Trabalho relatado pela deputada Margarete Coelho (PP/PI) e uma Comissão Especial, relatada pela deputada Renata Abreu (PODE/SP) na Câmara dos Deputados. Além desses, também foram analisados projetos de lei esparsos que tratam sobre o tema, que tramitam no Senado, tal como a PEC nº 18/2021 do Senador Carlos Fávaro (PSD/MT) e o Projeto de Lei nº 1951/2021, do Senador Ângelo Coronel (PSD/BA).

 

Nos últimos anos, conquistamos avanços para aumentar a representatividade das mulheres, tais como: 

 

• 30% das candidaturas preenchidas por mulheres; 

• Mínimo de 30% do FEFC destinado para campanhas de mulheres e tempo proporcional de propaganda eleitoral gratuita. 

 

Agora, é preciso garantir que não haja retrocessos e que os mecanismos existentes sejam fortalecidos. Até o presente momento nenhuma versão oficial da reforma foi publicada, sendo a mais extensa a do Grupo de Trabalho, com mais de 900 artigos, que tem circulado como versão interna, entre gabinetes. 

 

Mapeamos nesse estudo pontos de avanço, atenção e retrocesso, de forma a agilizar o acompanhamento do tema pelos atores relevantes. Incluímos ainda no final do relatório material de pesquisa relevante para aprofundamento no tema.

DO THE AMAZON FIRES TARNISH BRAZIL’S IMAGE ABROAD?

bottom of page